Nunca vi um assunto como esse: complexo mas simples ao mesmo tempo. E ainda há quem ache que o músculo jamais irá crescer sem um wheyzinho adicionado à dieta. Pois eu grito bem alto: 

VOCÊ ESTÁ ERRAAAAAADO!

Como o próprio nome já diz, suplementos servem pra complementar uma alimentação. Ué, comassim? Você com certeza já ouviu aquela frase clichê que diz mais ou menos assim: 

"Coma feito cavalo, treine como um monstro e descanse como um bebê"


Existe aquela teoria básica (que todo mundo provavelmente deve saber) que devemos "comer bastante" para ingerir determinada quantidade de calorias e certa quantidade de proteínas. Só que, quando não conseguimos alcançar X de calorias e X de proteínas (no caso dos marombas) somente com a alimentação, podemos então, fazer o uso de algum suplemento que supra o que está em falta.

E se faltar 'ânimo' pro treino? Um BCAA ou creatina pode ajudar. Mas se a dieta for pobre em carboidratos, um maltodextrina/dextrose vai lhe servir. E se faltar proteína?! Whey protein é perfeito pra esse caso. 

Isso nos leva a concluir que suplementos são desnecessário quando nossa alimentação é completa. Porque quando ela está mesmo caprichada, não faltará proteína e nem calorias. Assim como estaremos sempre disposto a treinar sem precisar usar uma cápsula de BCAA.

É como eu sempre digo e vale sempre lembrar: 70% de QUALQUER objetivo "fitness", se deve à alimentação. O restante, 30%, se deve ao treino e ao descanso. Suplementos não estão inserido nessa porcentagem porque, na verdade, não precisamos dela. Se a dieta for bacana, não há justificativa para jogar dinheiro fora se suplementando.

E aí, já avaliou sua dieta?

Sucesso e bons treinos!

~ A atleta bodybuilding ~

Picture font#1: Batata Frita Pode